[weglot_switcher]

Microsoft anuncia recompra de 60 mil milhões em ações

É o maior programa de recompra da Microsoft até à data. A tecnológica juntou-se às suas colegas de Big Tech e aumentou ainda o dividendo em 10%.
Microsoft
17 Setembro 2024, 13h10

A Microsoft aprovou um programa de recompra de ações na ordem dos 60 mil milhões de dólares (53,9 mil milhões de euros), além de um aumento do seu dividendo trimestral até aos 10%.

Segundo comunicado da tecnológica, datado de segunda-feira, o conselho aprovou a recompra de um conjunto significativo de ações, até um gasto de 60 mil milhões. Ora, explica a empresa fundada por Bill Gates e liderada por Satya Nadella que este programa não tem um plano fixo ou uma data de fim, pelo que “pode terminar a qualquer momento”.

A tecnológica vai pagar um dividendo de 83 cêntimos americanos (0,74 euros) por ação, refletindo, segundo a empresa, um incremento de oito cêntimos (0,07 euros) ou os 10% referidos em relação ao trimestre anterior.

No ano passado, a segunda maior empresa em capitalização já tinha aumentado o pagamento do dividendo, tendo passado de 68 cêntimos para os 75 cêntimos.

Desta forma, a Microsoft está a replicar os passos das suas colegas tecnológicas, optando por um programa de recompra de ações. No início do ano, a Apple aumentou o pagamento do dividendo trimestral em 4%, o correspondente a um cêntimo, até aos 25 cêntimos, além do maior programa de recompra de ações até à data: 110 mil milhões de dólares.

Também a Nvidia, atualmente a empresa mais valiosa do mundo em termos de capitalização bolsista, revelou um programa de recompra de ações na ordem dos 50 mil milhões de dólares só este ano, o dobro do valor do ano passado.

A par, a Alphabet, dona da Google, revelou em abril o pagamento de dividendo de 0,20 dólares (0,19 euros) por ação e um programa de recompra de ações de 70 mil milhões de dólares (65,2 mil milhões de euros).

Feitas as contas, estas quatro empresas pertencentes à Big Tech possuem, só este ano, um programa de recompra de ações avaliado em 265mil milhões de dólares.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.