[weglot_switcher]

Flexdeal e Raize juntas para disponibilizar às empresas a plataforma SIBS ESG

Para Alberto Amaral, CEO da Flexdeal e presidente do Conselho de Administração da Raize, a mais recente ferramenta da SIBS “permite à Flexdeal e à Raize dar resposta à procura crescente por parte dos seus investidores por oportunidades de investimento sustentáveis”.
23 Setembro 2024, 19h26

A Flexdeal, a única Sociedade de Investimento Mobiliário para o Fomento da Economia (SIMFE) em Portugal, e a Raize, a primeira fintech nacional dedicada ao financiamento da economia, integram o ecossistema de entidades que, em parceria com a SIBS, disponibilizam às empresas a plataforma SIBS ESG.

A SIBS ESG procura dar resposta ao aumento da procura por investimentos sustentáveis.

As duas instituições, a par de alguns dos maiores bancos do setor financeiro português, participam no arranque deste ecossistema liderado pela SIBS. Um serviço que permite às empresas a sistematização dos seus indicadores de sustentabilidade para efeitos de acesso a financiamento bancário.

A adesão à plataforma SIBS ESG permite às empresas ter uma maior consciência do seu estado ESG (Environment, Social e Governance) e preparar a sua jornada de sustentabilidade, “nomeadamente através da obtenção de um selo ESG, aumentando a confiança no mercado e melhorando a visibilidade e atratividade perante financiadores”, refere a Flexdeal.

As empresas que aderirem terão acesso gratuito a uma plataforma agregadora, onde podem compilar a informação sobre as suas políticas de sustentabilidade de forma automática e sistematizada, concebendo um relatório ESG que responde às necessidades dos bancos, clientes ou fornecedores.

A nova solução SIBS ESG abrange igualmente as PME, que assim terão acesso gratuito a uma plataforma agregadora, onde podem compilar a informação sobre as suas políticas de sustentabilidade de forma automática e sistematizada, concebendo um relatório ESG que responde às necessidades dos bancos, clientes ou fornecedores.

“O serviço, inteiramente gratuito, pretende facilitar a recolha e partilha de informação sobre sustentabilidade por parte de empresas e investidores, num contexto de crescentes exigências de acordo com a taxonomia e regulamentação europeia em vigor”, avançam as empresas.

Para Alberto Amaral, CEO da Flexdeal e presidente do Conselho de Administração da Raize, a mais recente ferramenta da SIBS “permite à Flexdeal e à Raize dar resposta à procura crescente por parte dos seus investidores por oportunidades de investimento sustentáveis, nomeadamente através do mapeamento das suas carteiras pelos critérios ESG, a integração destes mesmos critérios na análise de risco e o desenvolvimento do reporte não financeiro”.

“Foi com enorme honra e entusiasmo que aderimos a este ecossistema financeiro liderado pela SIBS, que representa em toda a sua linha de ação o compromisso da Flexdeal e da Raize em acelerar a transformação ESG no tecido empresarial português”, conclui.

A análise de risco associada aos denominados fatores ESG, que contemplam as boas práticas em gestão ambiental, proteção social, e governance, é atualmente um indicador de decisão de financiamento, “afirmando a importância de as empresas estarem devidamente preparadas para reunir estes dados”, acrescenta a Flexdeal.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.