A Sonae promove o Innovators Forum ’24, a realizar-se no dia 27 de novembro no icónico Pátio da Galé, em Lisboa. “Após o sucesso da sua estreia em 2023, o fórum, focado na partilha de conhecimento sobre áreas de impacto social, dedica esta segunda edição ao tema da circularidade”, refere o grupo em comunicado.
Numa fase decisiva para o futuro do planeta, em que os desafios ambientais o ameaçam gravemente, “este fórum irá reunir especialistas nacionais e internacionais de renome, com projetos pioneiros e experiências concretas na área. O objetivo não é apenas apresentar o estado atual da economia circular, mas também desafiar uma audiência especializada a impulsionar uma transformação positiva e duradoura. Inspirar. Inovar. Impactar – este é mote do encontro.
Os dados mais recentes reforçam “a urgência desta transformação: a taxa de materiais reciclados consumidos pela economia global diminuiu de 9,1% em 2018 para 7,2% em 2023, uma queda de 21% em cinco anos. Nos últimos seis anos, a nível mundial, foram consumidas mais de 500 mil milhões de toneladas de materiais, quase o equivalente ao consumo total do século XX”.
Em Portugal, segundo os mais recentes dados do Eurostat, a taxa de circularidade era de apenas 2% em 2022, posicionando o país em 24.º lugar entre os 27 estados-membros da União Europeia, cuja média é de 11,7%. “Estima-se que a economia circular possa ajudar a reduzir as emissões atmosféricas em 40%, gerar até dois milhões de empregos e criar um mercado avaliado entre dois e três mil milhões de dólares até 2026”.
Em Portugal, recorda a entidade organizadora, o Plano de Ação para a Economia Circular visa acelerar a transição da economia portuguesa para um modelo em que as atividades económicas não dependem da extração de matérias-primas e da produção de resíduos.
Segundo João Günther Amaral, membro da Comissão Executiva da Sonae, “estamos a consumir recursos a um ritmo que o planeta não consegue suportar, sem dar tempo à natureza para se restaurar. Perante este cenário, não temos escolha: ou mudamos radicalmente a forma como utilizamos os recursos naturais ou não haverá futuro. Nesta segunda edição do Innovators Forum, queremos agir. Vamos reunir especialistas para discutir soluções práticas e concretas para implementar a circularidade, porque só com uma mudança imediata e colaborativa entre empresas, Governo, academia e sociedade podemos contribuir para uma economia que respeite os limites do planeta, afirmou, citado pelo comunicado”.
O Innovators Forum é um espaço de partilha de conhecimento sobre áreas que impactam diretamente a sociedade. “Desde a forma como educamos as nossas gerações futuras até às práticas sustentáveis que adotamos e à revolução digital que molda o nosso mundo, o Innovators Forum é uma plataforma para exploração, colaboração e progresso, adotando uma lente focada no futuro. Todos os anos, o fórum aborda um tema distinto, explorando as suas possibilidades e potencial”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com