O sector industrial espanhol está a recuperar terreno. O índice de gestores de compras (PMI) da indústria avançou com força no passado mês de setembro, ultrapassando a zona de expansão.
No fim de setembro, os dados recolhidos pelo Hamburg Commercial Bank e S&P Global mostram que o indicador da atividade privada cresceu dos 50,5 pontos de agosto até aos 53 pontos. Os economistas foram apanhados de surpresa com este crescimento, até porque esperavam uma ligeira diminuição do índice neste sector de atividade.
Citados pelo “El Economista”, os dados mostram que a subida do PMI “refletiu principalmente os sólidos aumentos na produção e nos novos pedidos”, que recuperam o crescimento após a queda ligeira observada em agosto. Trata-se então do melhor ritmo de expansão desde o passado mês de maio.
O sector indicou que a procura por parte do mercado e campanhas positivas foram capazes de sustentar o crescimento, e que isso se refletiu nos novos pedidos de exportação, que cresceram pelo sétimo mês consecutivo.
O economista Jonas Feldhusen do Hamburg Commercial Bank indica que “Espanha continua a ser um caso atípico entre os principais países da zona euro”.
“São desenvolvimentos realmente surpreendentes, já que a tendência nos meses anteriores apontava claramente para a estagnação. No entanto, tanto os novos pedidos quanto a produção melhoraram acentuadamente este mês, ao contrário da previsão de agosto. Embora o sentimento industrial na Alemanha e na França permaneça fraco, há evidências que sugerem que o aumento de novos pedidos se deve à maior procura por parte do Reino Unido”, acrescenta o mesmo economista.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com