Juan Guaidó, deputado do partido Vontade Popular (VP) e presidente da Assembleia Nacional, declarou-se hoje “presidente interino da Venezuela” no discurso os milhares de opositores que se manifestaram contra a presidência de Maduro.
“Juro assumir formalmente as competências do Executivo nacional como Presidente interino da Venezuela”, pode ler-se na edição online do jornal “Público”.
Depois de vários dias de desassossego social, Guaidó pediu à oposição que voltasse a ocupar as ruas – algo que já sucedeu no passado – para impedir o regime de se manter no governo mais seis anos e para obrigar à convocação de novas eleições presidenciais. É nesse quadro que está marcada para hoje uma manifestação anti-Maduro.
A união em torno de Juan Guaidó parece estar a fazer reaquecer os motores da oposição – depois de, na altura das eleições presidenciais do ano passado, ter demonstrado grandes dificuldades (que acabaram por ser inultrapassáveis) em unir-se em volta de um candidato único que pudesse defrontar Nicolás Maduro.
A Bloomberg avançou que o Presidente norte-americano Donald Trump reconhece Guaidó como o presidente interino da Venezuela.
President @realDonaldTrump has officially recognized the President of the Venezuelan National Assembly, Juan Guaido, as the Interim President of Venezuela.
— The White House 45 Archived (@WhiteHouse45) January 23, 2019
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com