[weglot_switcher]

“Este é um Orçamento para resolver os problemas dos portugueses”, diz ministro das Finanças

Joaquim Miranda Sarmento apresentou hoje ao país as linhas gerais do documento que vai gerir as finanças públicas no próximo ano, se aprovado.
The Minister of State and Finance Joaquim Miranda Sarmento (C) accompanied by the Minister for Parliamentary Affairs Pedro Duarte (L) delivers the 2025 state budget to the President of the Portuguese Parliament Jose Pedro Aguiar-Branco (R), at the Portuguese Parliament in Lisbon, Portugal, 10 October 2024. ANTONIO COTRIM/LUSA
10 Outubro 2024, 16h13

O ministro das Finanças disse hoje que o OE 2025 é um Orçamento para “resolver os problemas dos portugueses”.

“Este é um Orçamento que procura responder aos problemas das pessoas, de baixar os impostos a famílias, jovens e empressas. Reforçar a componente de rendimentos dos jovens, famílias e pensionistas. Valorizar a Administração Pública. Apostar no investimento e execução do PRR. É um Orçamento bom para o país, para as famílias”.

“A economia portuguesa tem condições para crescer acima de 2% nos próximos anos”, afirmou, apontando para um crescimento de 1,8% este ano e de 2,1% no próximo.

Já o excedente orçamental deverá atingir 0,4% este ano e 0,3% no próximo. A dívida pública deverá atingir os 96% do PIB este ano e 93% no próximo.

As declarações tiveram lugar esta quinta-feira na habitual conferência de imprensa anual para apresentar a proposta do Orçamento do Estado (OE) 2025.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.