[weglot_switcher]

Reino Unido: exportações aumentam 10,2% em agosto

Houve um aumento de 2,9 mil milhões de libras em agosto, bastante acima do aumento observado nas importações, que não foi além de 0,2%.
FILE PHOTO: British Labour Party leader Keir Starmer speaks during Prime Minister’s Questions, at the House of Commons in London, Britain, May 24, 2023. UK Parliament/Jessica Taylor/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS – THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. MANDATORY CREDIT. IMAGE MUST NOT BE ALTERED./File Photo
11 Outubro 2024, 12h23

As exportações de bens do Reino Unido aumentaram 10,2% em agosto. As contas do escritório nacional de estatísticas indicam que o aumento foi de 2,9 mil milhões de libras face ao mês anterior.

Em simultâneo, as exportações para Estados-membros da UE subiram 10,1%, ou seja, 1,4 mil milhões. As exportações para o espaço exterior ao bloco europeu avançaram 10,4%, o que equivale a 1,5 mil milhões, levando em consideração preços não ajustado pela inflação.

No que diz respeito a importações de bens, houve uma contração próxima de 100 milhões de libras (0,2%) em agosto, em face da queda registada das importações que chegaram da UE. As importações de fora da UE contrariaram a tendência, na medida em que aumentaram.

Ainda assim, o Reino Unido não evitou um aumento do défice referente ao comércio de bens entre junho e agosto, na ordem de de 2,6 mil milhões de libras, para um total de 52,4 mil milhões.

Ainda em agosto, as estimativas relativas ao comércio de serviços apontam para aumentos de 0,5% nas importações e de 0,2% nas exportações. Significa isto que houve uma redução de 400 milhões de libras no respetivo superávit, que assim se fica pelos 42,4 mil milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.