[weglot_switcher]

Palestina denuncia zona-tampão em Gaza

A Turquia, país da NATO, dá sinais cada vez mais claros de impaciência face à evolução da política belicista de Israel em Gaza e no Líbano.
11 Outubro 2024, 18h00

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Palestina denunciou esta quinta-feira aquilo que parece ser a criação, por parte de Israel, de uma espécie de zona-tampão no norte de Gaza – recorrendo à deslocação forçada, no sentido sul, dos palestinianos que ali vivem. “Denunciamos o ataque de Israel a civis e ações deliberadas destinadas ao deslocamento em massa cerco de toda a população no norte de Gaza. O objetivo é isolar esta área do resto de Gaza e impor total controlo israelense sobre ela”, disse o ministério em comunicado.

Num contexto onde as conversações para um cessar-fogo já nem sequer estão a passar pelo folhetim de há umas semanas atrás – com Israel a tentar convencer as restantes partes, sem o conseguir, do seu empenhamento – o ministério afirma que já não há qualquer possibilidade de entendimento. Uma conclusão a que a comunidade internacional já terá chegado depois da evolução que o ataque israelita ao Líbano está a revelar.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.