[weglot_switcher]

MetLife, Merck e Hilton entre as empresas com melhores práticas de bem-estar laboral em Portugal

Seguradoras, farmacêuticas e hotéis integram a lista inaugural dos Melhores Lugares para Trabalhar ‘Wellbeing’, a mais recente modalidade de avaliação da consultora especializada em ambientes de trabalho Great Place To Work®. Figuram na lista 15 empresas de sete sectores.
15 Outubro 2024, 07h30

As boas práticas não são exclusivas de um sector ou de um lugar. Também não são exclusivas das organizações mais ligadas à área de saúde e do bem-estar.

Empresas de sete sectores distintos brilham na lista dos Melhores Lugares Para Trabalhar em Wellbeing 2024: Tecnologia da Informação (cinco), Biotecnologia e Farmacêutico (três), Hotelaria & Turismo (duas), Serviços Financeiros & Seguros (duas), Comércio & Distribuição (uma), Serviços Profissionais (uma) e Telecomunicações (uma).

O Wellbeing é uma nova modalidade da consultora especializada em ambientes de trabalho, Great Place To Work®. Destina-se a reconhecer empresas que colocam o bem-estar no centro da suacultura e fazem com que os seus colaboradores experimentem elevados níveis de bem-estar no ambiente de de trabalho. São tidas em conta seis dimensões fundamentais para o bem-estar dos colaboradores: ambiente de trabalho, equilíbrio vida pessoal/profissional, estabilidade psicológica, realização no trabalho, relações interpessoais e segurança financeira.

Um best workplace assegura não só as condições físicas necessárias para um ambiente de trabalho saudável, como é abundante em fortes relações interpessoais, não só entre colegas, mas também entre líderes e liderados e promove o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, através de políticas de flexibilidade. Não se esgota aqui. Diz o Great Place To Work® que há oportunidades de melhoria, tanto ao nível da estabilidade psicológica, como ao nível da segurança financeira, particularmente no diz respeito à coordenação de pessoas e à gestão de tarefas e à justiça na política salarial.

“Está provado que o elevado nível de bem-estar dos colaboradores melhora o desempenho organizacional. E os números demonstram-no, com os Best WorkplacesTM a terem três vezes menos turnover e um gap de 33 pontos percentuais no que respeita à produtividade face ao mercado”, afirma a consultora Great Place To Work®.

 

Os 15 Melhores Lugares Para Trabalhar em Wellbeing

A dstelecom opera no sector de telecomunicações, emprega 253 pessoas e entre os seus pontos fortes está a valorização das pessoas. Celebra, por exemplo, o Dia Internacional da Diversão no Trabalho, com um team building, organiza um workshop de ioga do riso e aulas de ioga e pilates lecionadas por colaboradores.

A Peaceful Evolution, micro-empresa de consultoria, com 23 colaboradores alicerça-se na experiência e no compromisso de equipa e promove a cooperação e a confraternização. Celebra datas de aniversário da empresa, Natal e Santos Populares.

Com 168 colaboradores, a distribuidora de eletricidade a Goldenergy descreve-se assim: “Move-nos a satisfação de ver o impacto que temos nas nossas pessoas valorizando a comunicação, a transparência e o bem-estar dos colaboradores, mas também a sua paixão e dedicação na oportunidade de reforçar o compromisso com o futuro”.

A centenária Hilton, uma das maiores cadeias mundiais de hotelaria, conta no seu palmarés com o primeiro lugar na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar da Fortune e foi reconhecida como líder global no Dow Jones Sustainability Indices por seis anos consecutivos. Em Portugal emprega 312 pessoas, que apontam como pontos fortes da empresa: hospitalidade (90%), intimidade (90%) e justiça (93%).

A Mind Source é habitué na lista das melhores empresas para trabalhar da Great Place to Work. A empresa de consultoria e outsourcing de IT (tecnologias de informação) que emprega 200 pessoas destaca-se pela cultura que valoriza o reconhecimento no local de trabalho e oferece oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.

Noesis, consultora tecnológica internacional, conta com uma equipa diversificada de mais de 1000 profissionais especializados distribuídos por diferentes áreas. Todos os anos junta as pessoas num “sunset inesquecível” e dedica um dia à sustentabilidade, que já incluiu a plantação de árvores na Pampilhosa da Serra.

CA Seguros, a seguradora do ramo Não Vida do Grupo Crédito Agrícola, certificada pelas Normas ISO 9001:2015 e ISO 22301, aposta no desenvolvimento de um excelente ambiente de trabalho e de uma cultura de confiança. Conta com 183 colaboradores.

A alemã Merck, que opera nas áreas de Healthcare, Life Science e Electronics tem na comunidade (96%), equipa (95%) e na hospitalidade (95%) os seus pontos mais fortes. Em Portugal emprega 70 pessoas.

Retail Consult organiza regularmente teams ups e atividades de team building, promove atividades de voluntariado para conectar as equipas e promover acusas sociais. Entre as iniciativas destaque para o tradicional piquenique, um momento de confraternização anual entre as famílias dos colaboradores.

A equipa portuguesa da Viatris é composta por cerca de 200 pessoas , que, segundo a empresa, promovem um ambiente informal em que é incentivada a comunicação aberta e a alegria no trabalho. “Acreditamos que um ambiente de trabalho solidário e colaborativo é a chave para o sucesso e para mantermos em mente esse objetivo todos os dias”.

A Present Technologies é uma software house, com sede em Coimbra e delegações no Porto, Sertã, e muito em breve no Reino Unido. Emprega 84 pessoas. Pontos fortes: “criar relacionamentos pessoais e de proximidade tem sido a chave para colaborações de confiança, bem-sucedidas e duradouras”.

Localizado no centro da cidade de Lisboa, o InterContinental Lisboa emprega 196 pessoas, sendo eleito por 98% “um excelente lugar para trabalhar”.

Este é o retrato da seguradora MetLife: “Abraçamos a diversidade e inclusão, promovemos o sentimento de pertença, promovemos o desenvolvimento profissional e o equilíbrio entre a vida profissional/pessoal”.

A Crossjoin Solutions é uma empresa portuguesa de TI fundada em 2009, ativa a nível mundial em mais de 30 clientes, emprega 150 pessoas. É quinta no ranking dos Best Work Places do Great Place To Work®, na categoria entre 101-200 colaboradores.

A Novo Nordisk, empresa global da área da saúde, sediada na Dinamarca, celebra este ano 40 anos da sua presença em Portugal, onde emprega cerca de 80 pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.