A empresária Maria Ramos é uma das portuguesas mais poderosas no mundo da Banca e Finanças, ocupando a segunda posição no ranking anual feito pela revista Forbes Portugal nesta categoria.
Nascida em Lisboa e naturalizada sul-africana, Maria Ramos recolhe um total de 75 pontos na classificação para obter este lugar na categoria. Com uma carreira fora de Portugal, a empresária tem um currículo de fazer inveja a qualquer homem.
Até mais deste ano, a empresária foi presidente do conselho de administração da AngloGold Ashanti, empresa que atua na mineração do ouro e soma 32.500 colaborados em toda a sua organização. Antes disso, a empresária ocupou o cargo de CEO no Absa Group Limited, ex-Barclays África, entidade para onde entrou em 2009, por um período de 10 anos.
Atualmente ocupa o cargo de consultora do Banco Mundial.
Maria Ramos é licenciada em Comércio pela Universidade de Witwatersrand (Wits), em Comércio com honras em Economia (Witts) e também mestre em Ciências da Economia pela Universidade de Londres. Entre as suas ocupações, teve tempo para fazer carreira enquanto docente universitária.
O seu currículo conta ainda com uma designação de interesse: foi diretora-geral do Tesouro Nacional da África do Sul durante oito anos, tendo representado o país em que se naturalizou em diversas instituições internacionais.
O ano passado, Maria Ramos ocupou o 10º lugar da lista das portuguesas mais poderosas nos negócios, sendo que o ranking se diferencia por não estar dividido em categorias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com