[weglot_switcher]

Líderes mundiais da ferrovia em Portugal para debater futuro do setor

Em Portugal, vão estar hoje presentes cinco dos principais diretores mundiais da UIC, no ‘campus’ da IP no Pragal.
29 Janeiro 2019, 07h35

A direção da UIC – União Internacional dos Caminhos de Ferro está hoje, dia 29 de janeiro, presente em força em Portugal, para analisar e debater as principais questões do setor ferroviário, a nível nacional e internacional.

A UIC, a grande organização representativa do setor ferroviário a nível mundial, promove a espaços a divulgação da actividade técnica que desenvolve, para e com os seus membros, a qual ocorre em diferentes países dos cinco continentes.

Em Portugal, estão presentes cinco dos principais diretores mundiais da UIC: o diretor-geral, equivalente ao cargo de CEO numa empresa; o diretor do ‘rail system’ (rede ferroviária); o diretor da área de passageiros; o diretor da área de mercadorias; e o diretor da área digital.

Além disso, vai estar presente nesta reunião, Cardoso dos Reis, representante no plano internacional da IP – Infraestruturas de Portugal e ex-presidente da CP, entre outros cargos já assumidos por este gestor.

Cardoso dos Reis é neste momento o diretor coordenador da UIC para o continente europeu, além de ser o responsável da unidade da UIC para ‘standardização’ ferroviária.

O encontro irá realizar-se nas instalações da IP, no ‘campus’ do Pragal, seguindo-se um encontro com jornalistas.

A reunião da UIC decorre em Portugal num momento em que o país parece estar a reativar alguns concursos para a compra de material circulante e para a construção e renovação de diversas linhas, após diversas décadas de marasmo de investimento público no setor ferroviário.

A UIC conta com cerca de 200 membros numa centena de países, representando um total anual de três mil milhões de passageiros/quilómetro.

As entidades representadas pela UIC respondem por um milhão de quilómetros de rede ferroviária a nível global e por sete milhões de funcionários do setor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.