O Banco Central Europeu (BCE) voltou hoje, quinta-feira, a reduzir as taxas de juros diretoras para a zona euro em 25 pontos base (p.b.), deixando assim a taxa de referência em 3,25%.
O organismo justifica a decisão com a perspetiva para a inflação, as dinâmicas da inflação subjacente e a força da transmissão da política monetária. A decisão era já largamente esperada pelos mercados, dado o alinhamento do indicador de preços na leitura mais recente com os objetivos do banco central, isto combinado com a fraqueza demonstrada por boa parte da zona euro, incluindo as suas duas principais economias.
O mercado atribuía uma probabilidade implícita de 97,6%, de acordo com a Refinitiv, para nova descida de 25 p.b., dando assim continuidade ao ritmo de setembro. À altura, Christine Lagarde, presidente do BCE, procurou afastar novas descidas na reunião desta quinta-feira, falando em pouco tempo entre reuniões para que novos dados alterassem de alguma forma a perceção dos decisores monetários.
Tal acabou por não se confirmar, dada a descida da inflação em setembro – incluindo do indicador subjacente, que dá algum otimismo quanto ao alívio da pressão nos preços nos próximos trimestres.
Também o corte anunciado em setembro nas projeções de crescimento para este ano e o próximo deixava antever uma maior preocupação do banco central com o crescimento, sobretudo dadas as fragilidades na Alemanha e em França. O BCE prevê agora 0,8% de crescimento este ano no bloco da moeda única, um valor próximo do anémico.
A dinâmica salarial continua no centro das atenções da autoridade monetária europeia, que vinha sublinhando o risco de efeitos de segunda ordem nos preços decorrentes de aumentos salariais fortes. Apesar de este continuar a ser um dos focos do BCE, o comunicado desta quinta-feira reconhece que a expectativa é de abrandamento em 2025, à medida que a margem de lucro das empresas ajuda a absorver esta pressão acrescida.
[notícia atualizada às 13h38]
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com