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Compras online geram mais de 22 mil queixas e 17% correspondem a burla

Esta informação foi revelada numa análise do Portal da Queixa, em antecipação ao Dia das Compras na Net (DCN), que se celebra a 25 de outubro, uma data marcada por promoções e descontos na internet.
23 Outubro 2024, 15h11

Desde o início do ano e até ao passado domingo, dia 20 de outubro, os consumidores portugueses apresentaram 22.523 queixas relacionadas com compras online, o que representa um crescimento de 5% em relação ao período homólogo de 2023, quando foram registadas 21.465 reclamações.

Esta informação foi revelada numa análise do Portal da Queixa, em antecipação ao Dia das Compras na Net (DCN), que se celebra a 25 de outubro, uma data marcada por promoções e descontos na internet.

De acordo com os dados analisados, as cinco categorias que registaram o maior número de reclamações relacionadas com problemas nas compras online são: ‘Comércio, Moda e Joalharia’, que acolheu 20,7% das queixas geradas de janeiro a outubro; seguem-se ‘Informática, Tecnologia e Som’ (18,9%) e ‘Correio, Transportes e Logística’ (13,2%). Já ‘Hotéis, Viagens e Turismo’ recolheu 11,7% das reclamações e ‘Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos’, somou 10,2% das ocorrências publicadas no Portal da Queixa.

Principais motivos de queixa

A análise revelou que o principal motivo de reclamação dos consumidores está relacionado com a entrega atrasada ou não realizada, que representa 37% das queixas. Estas queixas referem-se a compras online que não chegaram a tempo ou que não foram entregues.

Em segundo lugar, 28,1% das reclamações dizem respeito a reembolsos não recebidos, que incluem casos de devolução de valores, cobranças indevidas ou cancelamentos de compras. O motivo de burla ou fraude foi denunciado em 17% das queixas recebidas.

Adicionalmente, o apoio ao cliente, com dificuldades em contactar a marca para resolver problemas sobre a compra online, corresponde a 7,1% das reclamações. Problemas com a devolução do produto pesam 6,9% no total das queixas, enquanto 6,4% das reclamações estão relacionadas com dificuldades em acionar a garantia quando o produto apresenta defeito.

Estas estatísticas sublinham a necessidade de as empresas melhorarem os seus processos de atendimento ao cliente e a gestão de entregas, bem como a importância de assegurar uma experiência de compra online mais segura e eficiente para os consumidores.

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