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Metropolitano de Lisboa investe 134 milhões em 72 novas carruagens

A aquisição das novas carruagens ML 24 é cofinanciada em 45 milhões de euros pelo Programa Sustentável 2030, com o restante a ser suportado pelo Fundo Ambiental.
30 Outubro 2024, 14h26

O Metropolitano de Lisboa apresentou hoje as novas carruagens da série ML 24, resultado de um contrato assinado com a empresa Stadler Rail Valencia, S.A.U., no passado dia 22 de outubro de 2024. Este contrato, que prevê a aquisição de 24 unidades triplas (72 carruagens), com a opção de mais 12 unidades triplas (36 carruagens), foi celebrado por um valor total de 134 milhões de euros.

A sessão de apresentação foi presidida pela Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, e contou com a presença da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.

Este investimento surge na sequência do lançamento de um concurso público internacional, realizado em 30 de novembro de 2023, com um preço base de 138 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor. O prazo global do contrato é de 54 meses, iniciando-se após a obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas.

A aquisição das novas carruagens ML 24 é cofinanciada em 45 milhões de euros pelo Programa Sustentável 2030, com o restante a ser suportado pelo Fundo Ambiental.

O aumento da procura na rede do Metropolitano de Lisboa, impulsionado pela expansão da rede e pela implementação do novo sistema de regulação CBTC (Communications-based Train Control), justifica este investimento.

As novas unidades triplas são compostas por duas carruagens motoras e uma carruagem reboque intermédia, estando preparadas para condução automática com maquinista a bordo (nível de automação GoA2). Estas carruagens contarão com uma série de inovações, incluindo um novo sistema de controlo automático, videovigilância, climatização da cabine de condução e ventilação dos salões de passageiros.

Além disso, as novas ML 24 foram projetadas com acessibilidade plena, oferecendo áreas para cadeiras de rodas equipadas com encostos, cintos de segurança e intercomunicadores. O contraste visual entre as portas e a estrutura das carruagens foi reforçado para facilitar a localização das portas por clientes com deficiências visuais.

Este investimento faz parte do Plano de Expansão e Modernização do Metropolitano de Lisboa, que visa melhorar a mobilidade na cidade, aumentar a acessibilidade e a conectividade do transporte público, e promover a descarbonização e a mobilidade sustentável.

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