[weglot_switcher]

Meta lucra mais 65% até setembro e supera previsões. Número de utilizadores aquém

A tecnológica norte-americana bateu as expectativas em termos de lucros (41,52 mil milhões de dólares nos primeiros nove meses do ano) e receitas, mas os analistas esperam mais utilizadores diários ativos nas plataformas digitais.
30 Outubro 2024, 20h25

A Meta Platforms, dona das redes sociais Facebook e Instagram e da aplicação de mensagens WhatsApp, reportou esta quarta-feira resultados acima do esperado por Wall Street em termos de lucros e receitas. A tecnológica norte-americana teve um lucro de 41,52 mil milhões de dólares (38,24 mil milhões de euros) até setembro, mais 65,5% do que em igual período de 2023.

No terceiro trimestre, o resultado líquido foi positivo em 15,7 mil milhões de dólares (14,5 mil milhões de euros),  o que representou um crescimento homólogo de 35%. Quanto às receitas de julho a setembro, fixaram-se nos 40,59 mil milhões de dólares (37,38 mil milhões de euros), quando a expectativa era de 40,29 mil milhões e no ano passado tinham sido apenas 34,15 mil milhões de dólares.

Por outro lado, os analistas antecipam mais utilizadores mensais ativos. A Meta registou 3,29 mil milhões de pessoas diariamente ativas nas suas plataformas, mais 5% do que no terceiro trimestre de 2023, mas abaixo dos 3,31 mil milhões previstos.

Tivemos um bom trimestre impulsionado pelo progresso da Inteligência Artificial [IA] ​​nas nossas aplicações e negócios. Também temos um forte impulso com a Meta AI, a adoção de Llama [modelo de linguagem da Meta] e os óculos com IA”, destacou o fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, na mensagem publicada com o relatório financeiro.

A diretora financeira da Meta ficou encarregue das explicações sobre a perspetiva (outlook) da empresa, que esperamos que a receita total do quarto trimestre se situe entre os 45-48 mil milhões de dólares.

“Esperamos que as despesas totais para o ano completo de 2024 se situem no intervalo de 96 a 98 mil milhões de dólares, atualizado em relação ao nosso intervalo anterior de 96 a 99 mil milhões de dólares. Para a Reality Labs, continuamos a esperar que as perdas operacionais em 2024 aumentem significativamente devido aos nossos esforços contínuos de desenvolvimento de produtos e investimentos para escalar ainda mais o nosso ecossistema”, referiu Susan Li.

As recompras de ações foram de 8,86 mil milhões de dólares das ações ordinárias de classe A e o total de dividendos e pagamentos equivalentes a dividendos foi de 1,26 mil milhões de dólares.

Notícia atualizada às 20h35

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.