[weglot_switcher]

ISQ junta-se ao consórcio financiado em quatro milhões pela UE em prol do hidrogénio verde

O denominado H2Excellence visa apoiar as metas de transição energética delineadas no Pacto Ecológico Europeu, incentivando o desenvolvimento de habilidades em áreas como a produção, transporte, armazenamento e uso do hidrogénio verde.
4 Novembro 2024, 14h52

O ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade) anunciou a sua adesão ao consórcio internacional H2Excellence, uma iniciativa financiada pela União Europeia no valor de quatro milhões de euros, que reúne 24 parceiros de diferentes países, entre eles Portugal.

O projeto tem como objetivo estabelecer uma rede de Centros de Excelência Profissional (CoVEs) focados no hidrogénio verde, promovendo a criação de ecossistemas de competências, conhecimentos e investigação que são fundamentais para a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável no setor.

O H2Excellence visa apoiar as metas de transição energética delineadas no Pacto Ecológico Europeu, incentivando o desenvolvimento de habilidades em áreas como a produção, transporte, armazenamento e uso do hidrogénio verde.

Com a formação de clusters locais em seis países da Europa, incluindo Portugal, o projeto pretende ter um impacto significativo na sustentabilidade da indústria do hidrogénio e no desenvolvimento regional.

Dentro deste consórcio, o ISQ irá desempenhar um papel considerado crucial no desenvolvimento de novas competências e na criação de programas de formação e requalificação que atendam à crescente procura por profissionais qualificados no mercado de hidrogénio verde.

Os principais contributos do ISQ incluem “a avaliação de riscos e garantia de qualidade do projeto; a identificação das necessidades e lacunas de competências no setor; o desenvolvimento de um programa de formação transnacional em tecnologias de células de combustível e hidrogénio; a organização de seminários e workshops; e a elaboração de novos currículos em tecnologias de hidrogénio e células de combustível,” reforça Lara Ramos, gestora do projeto.

Além do ISQ, integram este consórcio entidades portuguesas como o LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), o IPP (Instituto Politécnico de Portalegre) e o EnergyIN (Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.