A AEP – Associação Empresarial de Portugal está a representar, até ao dia de amanhã, quinta-feira, duas delegações de empresas nacionais no Dubai, onde participam na Gulfood Manufacturing e na Gulfhost.
Estas feiras são consideradas as mais relevantes da região do Oriente Médio, focando-se nos setores de processamento alimentar, packaging, logística, automação, controlo, supply chain, e na fileira de equipamentos para hotelaria e restauração.
Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, afirmou que as empresas que participaram em edições anteriores avaliaram a experiência como muito positiva.
A maioria destacou as vantagens dos mercados do GCC, as oportunidades que estes oferecem e a qualidade dos contactos, especialmente com visitantes profissionais, importadores e distribuidores.
Nas últimas participações, as empresas identificaram potenciais parcerias, principalmente com entidades dos Emirados Árabes Unidos, além de contactos com países da região do Golfo Arábico e dos continentes Africano e Asiático.
A AEP organiza a participação nestes certames há 14 anos consecutivos, tendo apoiado diretamente mais de 250 participações de empresas.
No primeiro dia do evento, as empresas nacionais dos setores de alimentação e bebidas, equipamentos e serviços para hotelaria e restauração receberão a visita do Embaixador de Portugal em Abu Dhabi e da AICEP.
Na Gulfood Manufacturing, destacam-se empresas como a BRESIMAR AUTOMAÇÃO, que fornece máquinas para as indústrias alimentares, a FERNETO, especializada em equipamentos para máquinas de panificação, a SYSADVANCE, que fabrica diversas máquinas para uso específico, a XDOME – ELECTRODOMÉSTICOS, dedicada à fabricação de eletrodomésticos, e a PERFINOX – INDÚSTRIA METALÚRGICA, que oferece máquinas para as indústrias alimentar, bebidas e tabaco.
Por sua vez, na Gulfhost, estão presentes empresas como a FAJOTA, que fornece componentes para a indústria de frio, a FERNANDO QUEIROS / GRALUX, que fabrica eletrodomésticos, a FRIGOCON, dedicada à fabricação de equipamento de refrigeração, a ICEL, que produz cutelaria profissional, a JOALPE, que oferece artigos em plástico para expositores e displays, a JOPER, que fabrica equipamento de torrefação de cafés, e a JOSÉ JÚLIO JORDÃO, que também fornece equipamento de refrigeração. Incluem-se ainda a OLITREM, que fornece equipamento de refrigeração, a RST, que produz máquinas de café, a SICOESTE, especializada em cutelaria profissional, e a SOMENGIL, que fabrica máquinas de lavagem industrial.
O Dubai, com a sua localização estratégica, destaca-se como um importante centro de negócios, reexportando cerca de 50% dos produtos importados para países do Golfo, da região MENA, do Cáucaso, do Irão, do subcontinente indiano e do leste africano.
O setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos movimenta anualmente mais de 7 mil milhões de dólares, e nos mercados do GCC, esse valor ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, com a Arábia Saudita a ser um dos principais importadores.
A participação da AEP e das empresas portuguesas nestes eventos sublinha a crescente importância do mercado do Oriente Médio para a exportação de produtos e serviços portugueses, promovendo o fortalecimento das relações comerciais na região.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com