A EY e o Banco Finantia estão a atualizar as avaliações que fizeram à TAP âmbito do contrato de assessoria financeira de 5 de julho de 2023, levado a cabo pelo anterior Governo na última tentativa de privatização da companhia, revelou fonte conhecedora do processo ao Jornal Económico que avança com a notícia esta sexta-feira.
Assim as avaliações da TAP com vista à sua privatização em 2025 vão ser feitas pelas mesmas instituições que fizeram no ano passado o Projeto Wright e o Projeto Zeus.
Os relatórios de avaliação financeira do Grupo TAP, constituído pela TAP – Transportes Aéreos Portugueses, e pela Portugália – PGA, assim como da área de saúde constituída pela UCS – Cuidados Integrados de Saúde apontavam em setembro do ano passado para um valor que oscila entre os 800 milhões e 1,1 mil milhões de euros.
Mas a lei pede avaliações com menos de um ano e fontes do mercado lembram que os múltiplos das empresas comparáveis do setor baixaram, pelo que os valores das avaliações da TAP terão de ser atualizados. Para além de terem de ser ajustados às contas mais recentes da TAP SA.
O ministro das infraestruturas, Miguel Pinto Luz, disse esta quinta-feira que o Governo quer lançar e concluir a privatização da companhia em 2025 e traçou os requisitos para a operação avançar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com