[weglot_switcher]

Alentejo 2030: abertos concursos para acelerar digitalização nos serviços públicos do Alentejo e Lezíria do Tejo

Um deles conta com uma dotação de mais de 196 mil euros e o outro com três milhões de euros, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ambos com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
8 Novembro 2024, 16h24

No âmbito do Programa Regional Alentejo 2030, foram abertos dois avisos de concurso para apresentação de candidaturas, com o objetivo de “acelerar a digitalização e modernização dos serviços públicos” nas regiões do Alentejo e Lezíria do Tejo, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Estes avisos, enquadrados nos Instrumentos Territoriais Integrados das Comunidades Intermunicipais (ITI CIM), oferecem uma oportunidade estratégica para municípios, comunidades intermunicipais e freguesias melhorarem a acessibilidade, eficiência e segurança dos serviços prestados a cidadãos e empresas.

O primeiro aviso destina-se a financiar projetos de infraestruturas digitais, desmaterialização de processos, serviços online e reforço da cibersegurança, com o intuito de “melhorar a capacidade de resposta da Administração Pública Local.”

As entidades elegíveis incluem os municípios e comunidades intermunicipais das regiões NUTS III Alto Alentejo, Alentejo Litoral, Baixo Alentejo, Alentejo Central e Lezíria do Tejo.

Este aviso conta com uma dotação de três milhões de euros, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

O período de candidaturas inicia-se no dia útil seguinte à publicação do aviso e está dividido em três fases: até 31 de janeiro de 2025; até 30 de abril de 2025; e até 30 de junho de 2025.

O segundo aviso foca na modernização digital das freguesias da Região NUTS III Alto Alentejo, apoiando a criação e gestão de Espaços Cidadão.

Estes espaços reúnem “serviços de diversas entidades públicas num único balcão,” facilitando o acesso dos cidadãos a múltiplos serviços administrativos.

Este aviso tem uma dotação de 196.546,22 euros, cofinanciada pelo FEDER, com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

As candidaturas estarão abertas a partir do dia útil seguinte à publicação do aviso e poderão ser submetidas até 31 de dezembro de 2024.

Estes avisos representam uma oportunidade crucial para transformar a Administração Pública Local, tornando-a “mais acessível, eficiente e digital,” e reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas regiões abrangidas, destaca o documento.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.