[weglot_switcher]

Novo Aeroporto: Preço das casas em Alcochete subiu oito vezes mais rápido do que a média nacional

Entre setembro de 2023 e 2024 o valor dos imóveis passou dos 390 mil para os 650 mil euros. Olhando para o primeiro trimestre do ano, o preço médio de venda situava-se em 450 mil euros, subindo para os 495 mil euros no segundo trimestre, num aumento de 10% e que coincidiu com a escolha do Governo para a localização da infraestrutura.
13 Novembro 2024, 07h30

A escolha de Alcochete como local para a construção do novo aeroporto de Lisboa já está a impactar o mercado imobiliário no concelho, tendo provocado um aumento de 67% no preço das casas entre os meses de setembro de 2023 e 2024, segundo dados do portal ‘Imovirtual’.

Olhando para a média nacional, o preço das casas registou uma subida de 7,8% no segundo trimestre, período que coincide com a decisão do Governo a 14 de maio, para a localização do Aeroporto Luís de Camões, o que faz com que o valor dos imóveis em Alcochete tenha observado uma subida oito vezes mais rápida do que a média nacional.

Em pouco mais de um ano, o valor das casas em Alcochete passou dos 390 mil para os 650 mil euros, conforme indica o ‘Imovirtual’. Esta subida de preços também se estendeu ao distrito de Setúbal, que viu o preço da habitação aumentar em 19% durante o mesmo período.

No primeiro trimestre do ano, o preço médio de venda em Alcochete situava-se em 450 mil euros, subindo para 495 mil euros no segundo trimestre, o que corresponde a um aumento de 10%. Esta tendência de subida continuou no terceiro trimestre, com os preços a atingirem os 600 mil euros, significando um crescimento de 21,21% em relação ao trimestre anterior.

Em Setúbal, o preço médio subiu dos 360 mil euros em setembro de 2023 para 429.900 euros em setembro de 2024, representando um aumento de 19%, impulsionado pela atratividade do distrito para investidores e compradores que procuram alternativas aos preços elevados de Lisboa.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao segundo trimestre indicam que o valor dos alojamentos transacionados fixou-se em 7,9 mil milhões de euros, mais 14,1% face ao registado no mesmo trimestre de 2023 (-1,8% no trimestre anterior). O valor das transações das habitações existentes ascendeu a 5,7 mil milhões de euros (aumento de 14,8% face ao mesmo período de 2023), enquanto o valor das transações de habitações novas atingiu 2,2 mil milhões de euros (aumento homólogo de 12,2%).

Na Península de Setúbal, o valor das transações de alojamentos (752 milhões de euros) correspondeu a 9,5% do total, menos 0,1 p.p. face ao período homólogo.

Sylvia Bozzo, marketing manager do Imovirtual, acredita que “o novo aeroporto em Alcochete promete impulsionar ainda mais o crescimento económico da região e atrair uma população diversificada, que pode ver nesta zona uma excelente oportunidade de investimento. Este impacto é evidente nos preços dos imóveis, que parecem já refletir a antecipação de uma infraestrutura de grande porte”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.