Apesar de ser o dia em que é possível comprar produtos a preços mais baixo do que o resto do ano, e por isso, aguardado por muitos consumidores, um estudo da Wallapop, aponta que mais de 30% dos portugueses admite que não vai realizar compras nesta Black Friday.
No ano passado cerca de 76% dos portugueses adquiriam pelo menos um produto neste dia, no entanto, este ano 37% revelam que não planeiam realizar compras nesta data e apenas 16% considera a compra de quatro ou mais produtos. Outro dos dados deste estudo revela que sete em cada dez pessoas que compram na Black Friday admitem usar os produtos menos do que esperado.
Enquanto este dia parece perder fulgor no contexto nacional, a prática da reutilização tem vindo a ganhar força. O estudo da Wallapop revela que 83% dos portugueses criou o hábito de comprar e vender artigos em segunda mão, tendo por base motivos económicos e razões ambientais.
O estudo salienta ainda que os portugueses acreditam que poderiam ganhar, em média, cerca de 84 euros com a venda dos produtos adquiridos na última Black Friday, e que não são utilizados. O vestuário, smartphones e livros, continuam a ser os artigos mais vendidos.
Segundo a empresa de compra e venda de produtos reutilizados, esta venda de produtos utilizados na Black Friday tem algumas vantagens, entre elas a recuperação de algum dinheiro, encontrar preços baixos, e promove o consumo de forma sustentável.
Uma vez que esta época é aproveitada para realizar algumas compras natalícias, a Wallapop deixa alguns conselhos para utilizar nesta Black Friday. Definir um orçamento, para que não gaste em demasia, evite compras impulsivas, crie uma lista daquilo que precisa e deseja, e compre sempre de forma segura, de forma a evitar fraudes.
Este ano a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com