A Microsoft avançou esta terça-feira, durante a conferência anual Microsoft Ignite, que desenvolveu dois novos chips para os seus data centers, numa manobra que acelera as suas operações de inteligência artificial (IA) enquanto aumenta a segurança dos dados, segundo a “Reuters”.
Com o investimento em chips personalizados, a Microsoft aposta na redução da dependência em relação aos processadores fabricados pela Intel e pela Nvidia. Além disso, os engenheiros da gigante de Redmond mostram-se rendidos às vantagens em termos de desempenho e preço na criação de chips personalizados para responder às necessidades da Microsoft.
Enquanto um dos chips foi concebido para aumentar a segurança nos data centers da Microsoft, o outro diz respeito ao processamento de dados.
De acordo com a “Reuters”, o novo chip de segurança ‘HSM Integrado Azure’ será instalado, no próximo ano, em todos os novos servidores destinados a centro de dados.
Rani Borkar, vice-presidente empresarial de Sistemas de Hardware e Infraestrutura do Azure, diz que, com esta manobra, a empresa investe na “otimização de todas as camadas da infraestrutura”, assegurando que os data centers da gigante norte-americana processam informações à velocidade que a IA exige.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com