A produção na construção verificou uma ligeira descida de 0,1% tanto na zona euro, como na União Europeia (UE) em setembro, depois de se ter mantido estável na zona euro e crescido 0,2% na UE em agosto, de acordo com os dados revelados pelo Eurostat esta quarta-feira.
Em termos mensais na zona euro verificou-se uma diminuição de 0,8% na construção de edifícios, um aumento de 1,4% na engenharia civil e uma queda de 0,4% nas atividades especializadas de construção.
Já a União Europeia observou uma diminuição de 0,9% na construção de edifícios, um aumento de 0,6% na engenharia civil e descida de 0,2% nas atividades especializadas de construção.
Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores descidas mensais da produção na construção registaram-se na Chéquia (-5,5%), na Eslováquia (-4%) e nos Países Baixos (-3,2%), enquanto os aumentos mais elevados foram observados na Roménia (+2,8%), Itália (+2,2%), Espanha e Eslovénia (ambos +1,7%).
A nível anual na zona euro registou-se uma diminuição de 1,6% na construção de edifícios, uma descida de 0,5% na engenharia civil e queda de 2,2% nas atividades especializadas de construção.
Já na UE verificou-se uma queda de 2,7% na construção de edifícios, uma descida de 2,2% na engenharia civil e uma diminuição de 1,9% nas atividades especializadas de construção.
Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores diminuições anuais da produção na construção registaram-se na Eslováquia (-19,1%), na Eslovénia (-17,6%) e na Polónia (-9,0% ), tendo os aumentos mais elevados sido observados na Bulgária (+5,2%), Itália (+3,9%) e Portugal (+3,3%).
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com