[weglot_switcher]

Portugal e Finlândia de mãos dadas pela gestão integrada de fogos rurais

Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e Instituto Finlandês para os Recursos Naturais (Luke) assinaram memorando de entendimento. Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, sublinha a importância da gestão florestal e do combate a incêndios como prioridades do governo, destacando a partilha de conhecimentos entre os dois países.
José Manuel Fernandes Ministro da Agricultura e Pescas
22 Novembro 2024, 17h18

A Embaixada da Finlândia em Portugal, o Instituto Finlandês para os Recursos Naturais (Luke), a Embaixada Portuguesa na Finlândia, a Business Joensuu e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) organizaram uma visita à Finlândia, que decorreu entre os dias 19 e 22 de novembro. A delegação portuguesa incluiu intervenientes na gestão florestal, autoridades locais e empresas interessadas em soluções finlandesas.

Durante a visita, a delegação explorou projetos e boas práticas finlandesas na gestão florestal, com o objetivo de impulsionar a prevenção e gestão de incêndios. Um dos destaques foi a assinatura de um memorando de entendimento entre o Luke e a AGIF, focado na gestão integrada de incêndios.

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, sublinha a importância da gestão florestal e do combate a incêndios como prioridades do governo, destacando a partilha de conhecimentos entre os dois países.

A AGIF já estabeleceu memorandos com os EUA, Canadá e Brasil, reforçando a cooperação na redução de vulnerabilidades e na resiliência contra incêndios rurais, através da troca de conhecimentos e experiências, integrando iniciativas de planeaamento, preparação, prevenção, supressão e recuperação pós-incêndio, alinhadas com as necessidades das comunidades e a ecologia dos ecossistemas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.