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Gin ‘made in Portugal’ de olhos postos nos EUA

O Benefício: O nome é desconcertante e tem uma estória por trás, claro. E a ambição de ganhar asas no segmento premium na Europa e nos EUA.
24 Novembro 2024, 19h00

Abrantes viu-os nascer, Coimbra assistiu às suas tropelias durante os tempos da faculdade e Lisboa tornou-se a casa da dupla Ricardo Nunes e Paulo Fernandes antes de saberem que iriam reencontrar-se, voltar a sair juntos e a partilhar ideias. Nessa altura, debatiam “filosoficamente o que era uma marca” e como atuariam “no mercado”. Burocracias cumpridas, as tertúlias entre os dois amigos prosseguiram até ao dia em que debatiam qual seria o posicionamento. Paulo sugeriu que o “Benefício” abarcava os valores que pretendiam para a marca. O nome ganhou asas e deixou de ser uma mera “bengala linguística” de Ricardo para se tornar uma ferramenta de marketing. “Nada melhor do que um fornecedor ou um parceiro nosso receber dinheiro na conta a dizer ‘o benefício existe”, sublinha Ricardo.

A partir daí começaram a delinear o modus operandi: “como seria feita a produção, como iríamos tratar os parceiros”, e por aí fora. Digamos que o processo foi o inverso do habitual. “Antes de formarmos a empresa, debatemos o etos, a forma, o processo”, explica Ricardo com entusiasmo. Identificado o produto que pretendem lançar, “como bons marketeers, o que é que nós fizemos? Criámos uma pool de amigos, cerca de 100 pessoas, e demos seis amostras a cada pessoa para testarem”, explica Paulo. Na ‘corrida’ estavam os gins Herbal, Estival e Delicado. O primeiro esteve à frente dos demais nas preferências, até que, na última semana antes do lançamento – sim, havia um prazo – o feedback colocou os três ex aequo. Resultado?

Decidiram avançar com o pack Família Feliz, composto pelas três variedades de gin, um ‘best seller’ no site da marca.

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