O risco de crédito do sector automóvel encontra-se num nível elevado em economias-chave europeias como a Alemanha, França e Reino Unido, apesar de se encontrar num patamar moderado em países como Portugal e Espanha, de acordo com análise da Crédito y Caución, marca de seguro de crédito.
Destaca a Crédito y Caución que o risco de crédito no sector automóvel encontra-se num nível elevado num amplo conjunto de países: Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Hungria, Itália, Polónia, Suíça, Turquia e Reino Unido; Fora da Europa, apenas Brasil e Canadá apresentam altos níveis de risco de crédito. Na Península Ibérica, há alguma moderação neste indicador.
A marca de seguro de crédito espera ainda que o crescimento da produção de veículos automóveis e componentes abrande para 0,5% em 2024, muito longe da recuperação de mais de 11% registada no ano passado. A contração do consumo em mercados-chave como Europa, Estados Unidos e China explica este novo ambiente, onde a Europa Ocidental registará uma contração na produção de -3,9%.
Esta seguradora de crédito destaca que já está a assistir a uma redução das margens e a um aumento dos atrasos de pagamento e das insolvências em importantes mercados europeus, como a Alemanha, a Itália e o Reino Unido. Além disso, o abandono dos motores de combustão interna começou a remodelar a indústria. “Nos próximos anos, muitos fornecedores europeus de nível 2 e 3, aqueles que fornecem componentes ou matérias-primas a fornecedores de nível 1, poderão não dispor dos meios tecnológicos ou financeiros necessários para subir na cadeia de valor e ser forçados a abandonar o mercado”, realçam estes analistas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com