A i-charging, Bloq.it e a 360hyper destacam-se como as três principais startups tecnológicas do ano, liderando o ranking das 25 melhores na 8ª edição do Scaleup Portugal Report. O relatório, lançado pela BGI em colaboração com o EIT Digital, “revela um impulso notável no ecossistema tecnológico português, com as principais startups a angariar um total de 87 milhões de euros em receitas, representando cerca de 47% das receitas totais do ecossistema de startups tecnológicas”, referem em comunicado.
As 25 melhores empresas de 2024 foram selecionadas a partir de um universo de 334 startups tecnológicas criadas em Portugal nos últimos cinco anos (2019-2023). O processo de seleção, refere a entidade organizadora do índice, baseou-se em critérios como o capital total angariado, as receitas totais, a relação capital-receita, o número de empregos criados e o tempo de chegada ao mercado”.
Das 334 empresas, “foi possível constatar que somaram 188 milhões de euros em receitas totais, o que se traduziu num acréscimo de valor na ordem de 61 milhões de euros na economia portuguesa (Valor Acrescentado Bruto). As startups do top 25 representaram quase 47% dessas receitas, alcançando 87 milhões de euros”.
O documento refere ainda que, “ao analisar a composição do TOP 25, é possível averiguar que 52% das startups pertencem à categoria de Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT), seguindo-se o setor de Consumer & Web (28%). Contudo, é o setor de CleanTech & Industry 4.0 que tem um maior peso no valor das receitas totais, representando 49% (43 milhões de euros), o que demonstra o forte aumento da procura de soluções focadas na sustentabilidade”.
À semelhança do ano anterior, empresas de MedTech & Health IT não atingiram o TOP 25, “sugerindo que este setor ainda se encontra em fases iniciais de crescimento em comparação com os restantes”.
No que diz respeito à origem do investimento, destaca-se que 34% do capital levantado pelo TOP 25 provém de fundos de Capital de Risco e Aceleradoras/Incubadoras, destacando-se o Portugal Ventures e o Unicorn Factory Lisbon como principais investidores. No que toca à localização geográfica das empresas, a Capital Europeia de Inovação (Lisboa) afirma-se como o principal polo de presença da maioria das empresas analisadas (34%), seguindo-se pelo Porto (17%) e Aveiro (8%).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com