[weglot_switcher]

Amorim Cork vendeu 80% da Timberman Denmark a grupo sueco Salix por 23,7 milhões de euros

A Corticeira Amorim comunicou a mudança de estratégia para os países nórdicos sendo que tanto a Timberman Denmark como a Amorim Cork Sweden vão manter-se como distribuidoras de produtos de revestimento da Amorim Cork Flooring. Valor do negócio é de 23,7 milhões de euros.
11 Dezembro 2024, 07h33

A Corticeira Amorim procedeu à venda da participação de 80% que a sua subsidiária Amorim Cork Flooring detém na Timberman Denmark, que por sua vez é dona da totalidade da sueca Timberman Golv (antiga Amorim Cork Sweden ao grupo Salix (integrado no conglomerado industrial sueco Volati que está cotado no Nasdaq Stockholm). O valor do negócio é de 23,7 milhões de euros, acrescentou a Corticeira Amorim.

As empresas vendidas geraram em 2024 um volume de negócios de 36 milhões de euros e vão continuar a distribuir os produtos da empresa da Corticeira Amorim (Amorim Cork Flooring) naqueles mercados escandinavos.

Na comunicação efetuada à CMVM esta quarta-feira, a Corticeira Amorim esclarece que a Timberman Denmark e a Amorim Cork Sweden são empresas distribuidoras de revestimentos de solos em vinil, cortiça e madeira, sendo que a Amorim Cork Flooring entrou no capital social da dinamarquesa em 2011 e da sueca em 2017.

Destaca a Corticeira Amorim que as duas empresas movimentaram um volume de negócios de 36 milhões de euros em 2024 nos mercados da Dinamarca e da Suécia.

As duas entidades irão manter-se como distribuidoras dos produtos de revestimento da Amorim Cork Flooring mas de acordo com a nova estratégia delineada para os países nórdicos, vai existir a transição de um modelo de distribuição baseado em filiais para um modelo assente em distribuidores.

“Esta mudança corre em paralelo com o lançamento, em 2025, da nova unidade designada Amorim Cork Solutions, que partirá da atividade da Amorim Cork Composites e onde serão incorporadas as atividades dos pavimentos e isolamentos”, destaca a Corticeira Amorim em comunicado.

O grupo Amorim não avança o valor do negócio mas o grupo Salix, no seu comunicado refere que o preço de compra foi de aproximadamente 310 milhões de coroas suecas (Enterprise Value), o que corresponde a um múltiplo EV/EBITA ajustado de aproximadamente 5x.

Isto equivale, ao câmbio atual, a 26,9 milhões de euros.

(atualizada com comunicado da Salix)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.