[weglot_switcher]

Donald Trump é a Personalidade do Ano para a revista Time

Donald Trump recebe a distinção de Personalidade do Ano pela segunda vez, depois de o ter conseguido em 2016. Trump sucede a Taylor Swift como figura do ano da revista Time.
Donald Trump
13 Dezembro 2024, 12h21

A revista Time escolheu o presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, como a Personalidade do Ano, uma distinção que Trump já tinha conseguido em 2016, quando foi também eleito presidente norte-americano.

Donald Trump sucede a Taylor Swift como figura do ano da revista. Nos anos anteriores foram distinguidos Volodymyr Zelensky e Elon Musk, e também o antigo presidente do Estados Unidos, Barack Obama, que recebeu este galardão em 2008 e 2012.

A revista destaca a “vitória impressionante” do candidato republicanos nas eleições norte-americanas, de 2024, onde defrontou a candidata democrata Kamala Harris. A Time referiu que Trump entra na história da política norte-americana como o presidente mais velho e também o primeiro presidente-eleito que foi condenado em tribunal, com 34 condenações por fraude.

Na short list da Time para figura do ano de 2024 estavam figuras como Joe Rogan (comediante, comentador de artes marciais, e podcaster), Elon Musk (Tesla), Kamala Harris (candidata democrata à presidência dos Estados Unidos), Kate Middleton (princesa de Gales), Yulia Navalnaya (esposa do falecido ativista contra o regime russo, Alexei Navalny), Benjamin Netanyahu (primeiro-ministro de Israel), Jerome Powell (chairman da Reserva Federal dos Estados Unidos), Claudia Sheinbaum (primeira mulher presidente do México), e Mark Zuckerberg (Meta, empresa que detém o Facebook).

“Hoje assistimos a um ressurgimento do populismo, a uma desconfiança crescente em relação às instituições que definiram o século passado e a uma erosão da crença de que os valores progressistas conduzirão a uma vida melhor para a maioria das pessoas. Trump é, simultaneamente, o agente e o beneficiário de tudo isto”, escreve Sam Jacobs, editor da revista Time, para a escolha de Donald Trump.

O editor confessou que a escolha deste ano foi relativamente fácil, embora todos os anos se assista a um debate sobre quem merece a distinção.

“Por liderar um regresso histórico, por provocar um realinhamento político único, por remodelar a presidência americana e alterar o papel da América no mundo, Donald Trump é a Personalidade do Ano 2024 da revista Time”, justifica Sam Jacobs.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.