[weglot_switcher]

Aguardados cortes sucessivos em 2025 para menos de 2%

BCE parece excessivamente otimista do lado do crescimento, o que pode refletir-se numa expectativa desfasada do lado dos juros. Mercado antecipa para cortes sucessivos até ao verão.
14 Dezembro 2024, 09h00

A reunião de dezembro do Banco Central Europeu (BCE) trouxe previsões macroeconómicas atualizadas, com revisões em baixa do crescimento este ano e inflação no próximo, e, apesar de os decisores monetários se afastarem de qualquer compromisso com o rumo futuro dos juros, os mercados antecipam mais descidas no próximo ano.

A expectativa do BCE parece otimista à maioria dos analistas, que apontam para os impactos das crises políticas nas duas maiores economias do bloco e das tarifas dos EUA, fatores não incluídos no exercício – e que poderão afetar a trajetória das taxas diretoras.

Os técnicos do banco central apontam agora a um avanço de 0,7% no PIB este ano, ou seja, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que nas projeções de setembro, enquanto 2025 deverá trazer 1,1% de crescimento, abaixo dos 1,3% anteriormente esperados. Para 2026, a anterior projeção de 1,5% foi cortada para 1,4%.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.