[weglot_switcher]

Luís Tinoco foi distinguido com o Prémio Pessoa

O compositor português, que é também docente e um divulgador da música erudita foi distinguido pela sua obra e por uma intervenção particularmente relevante no domínio artístico.
Foto de arquivo de 31 de janeiro de 2023 do compositor Luís Tinoco vencedor do Prémio Pessoa 2024.O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que “visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país”. O valor do prémio subiu este ano de 60 mil para 70 mil euros, 12 de dezembro de 2024. TIAGO PETINGA/LUSA
15 Dezembro 2024, 15h00

O compositor Luís Tinoco, de 55 anos, foi distinguido com o Prémio Pessoa 2024.

Luís Bernardo Silva Tinoco é um compositor de música erudita e contemporânea e o seu catálogo inclui obras para música de câmara, orquestra e cena. É natural de Lisboa, é filho do músico José Luís Tinoco. Estudou piano com Maria Carlota Tinoco e Elisa Lamas, com quem também estudou formação musical e harmonia.

Estudou jazz com Mário Laginha. Licenciou-se pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde teve como orientadores José Carlos Buonacorso, Christopher Bochmann e António Pinho Vargas. Completou o curso de Composição em 1996 com a nota de 19. É mestre pela Royal Academy of Music, onde estudou com Paul Patterson, tendo sido bolseiro do Centro Nacional de Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian. É doutor em Composição pela Universidade de York e, atualmente, compositor residente no Teatro Nacional de São Carlos e produtor de programas de música nova para a rádio Antena 2, onde é também diretor artístico do Prémio Jovens Músicos da RDP. Foi nomeado Associado da Royal Academy of Music em 2016.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.