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Universidade do Porto e Gulbenkian juntam-se para criar embarcação autónoma e não poluente

A Gulbenkian vai financiar com 1,5 milhões de euros o desenvolvimento de um protótipo de embarcação autónoma capaz de produzir a bordo o hidrogénio verde que alimentará a célula responsável pela sua propulsão, bem como de distribuir a energia gerada de forma inteligente.
14 Dezembro 2024, 19h21

António Feijó, presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, e António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, assinam na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, um contrato de financiamento que vai permitir o desenvolvimento de sistemas de produção de combustíveis verdes a bordo de embarcações de pequeno porte.

O financiamento de 1,5 milhões de euros da Fundação Calouste Gulbenkian destina-se ao projeto GREENSHIP_E-Eletrificação de navios com combustíveis ecológicos e tecnologias avançadas e visa desenvolver um protótipo de embarcação autónoma capaz de produzir a bordo o hidrogénio verde que alimentará a célula responsável pela sua propulsão, bem como de distribuir a energia gerada de forma inteligente.

Este projeto eleva para um novo patamar a tecnologia de propulsão marítima livre de emissões de carbono à disposição da indústria naval, em particular das embarcações recreativas e de pesca que constituem a esmagadora maioria da frota nacional.

As duas partes destacam que o desenvolvimento desta solução tecnológica constituirá “um passo significativo na descarbonização do sector marítimo, área de grande importância estratégica para Portugal”. Salientam que o GREENSHIP_E parte de uma base sólida de conhecimento e experiência acumulados, envolvendo uma equipa interdisciplinar composta por investigadores de quatro unidades de I&D da FEUP (CEFT, LEPABE, e LSRE-LCM, que formam o laboratório associado ALiCE), para além do SYSTEC e do INESC-TEC.

A assinatura do contrato de financiamento realiza-se pelas 15h30, na Reitoria da Universidade do Porto.

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