[weglot_switcher]

Nuno Venes na liderança do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social

Nuno Venes, até agora chefe do gabinete do secretário de Estado da Segurança Social, foi nomeado presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e Pedro Serrasqueiro vice-presidente.
16 Dezembro 2024, 21h59

Nuno Venes, até agora chefe do gabinete do secretário de Estado da Segurança Social, foi nomeado presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e Pedro Serrasqueiro vice-presidente.

Na nota enviada à Lusa pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, lê-se que “Nuno Miguel Simões Venes foi nomeado presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, tendo como vice-presidente Pedro Nogueira Serrasqueiro”, sendo que iniciam funções em 18 de dezembro.

De acordo com a tutela, os cargos de presidente e de vice-presidentes do Conselho Diretivo do IGFSS “encontravam-se vagos na sequência da cessação da comissão de serviço e do exercício de funções dos seus anteriores titulares”, sendo por isso “necessário a proceder à nomeação de novos titulares para garantir o normal funcionamento deste organismo até à conclusão do competente procedimento concursal”.

O Governo detalhou que Nuno Venes e Pedro Serrasqueiro são designados em regime de substituição. De acordo com a mesma nota, Nuno Venes foi vice-presidente do IGFSS entre 2012 e 2019, “tendo tutelado os pelouros do Orçamento e Conta da Segurança Social, bem como a Administração e Infraestruturas”.

Já entre 2015 e 2017, “coordenou equipas da Segurança Social em três missões de cooperação do Governo de Portugal com o Ministério da Solidariedade Social de Timor-Leste, que estiveram na génese do Sistema de Segurança Social daquele país”, destacou a tutela.

Desde abril de 2024 que desempenhava as funções de chefe do gabinete do secretário de Estado da Segurança Social, sendo “doutorado em Economia e mestre em Economia Monetária e Financeira pelo ISEG/UTL, lecionando como Professor Auxiliar da Universidade Lusíada desde 1999, nas áreas de Macroeconomia, Finanças Públicas, Análise de Dados e Estatística”.

Por sua vez, Pedro Nogueira Serrasqueiro “leciona na área de Estatística e Análise de Dados no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, desde 2017”, é mestre em Finanças e doutorado em Gestão, com especialização em Métodos Quantitativos, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Tem uma licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.