Os serviços e administração pública registaram 14.427 reclamações em 2024, num aumento de 5,9% face a 2023 (13.621 queixas) segundo os dados revelados pelo Portal da Queixa esta quarta-feira.
Os institutos públicos lideraram o maior volume de reclamações (59%), num crescimento de 14,7% no número de queixas, em relação ao mesmo período do ano passado, seguindo-se a Administração Pública com 17,7% e as câmaras municipais a absorverem 13,1% das denúncias.
Entre as entidades com maior alvo de reclamações estão o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Instituto dos Registos e Notariado (IRN).
Os atrasos no cumprimento de compromissos, como entrega de serviços, respostas ou resolução de problemas dentro dos prazos acordados, geraram 53,2% das queixas.
O mau atendimento foi denunciado em 8,7% das reclamações e 6,1% das queixas estão relacionadas com a falta de informação, falha na comunicação ou informações incompletas ou contraditórias.
Já a demora no atendimento foi reportada em 4,7% dos casos, com o longo tempo de espera para ser atendido ou acesso ao serviço numa entidade.
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