O Governo anunciou que os cidadãos com elevado grau de incapacidade e desempregados de longa duração vão beneficiar de descontos no passe social de transportes, que abrange todo o país a partir de 1 de janeiro.
Os cidadãos com grau de incapacidade igual ou superior a 60% (mediante comprovação por atestado médico de incapacidade multiusos) passam a ter um desconto de 50% no passe, enquanto os desempregados de longa duração vão usufruir de um desconto de 25%.
Segundo comunicado do Ministério das Infraestruturas e Habitação, trata-se da entrada em vigor do Circula PT, medida anunciada a 4 de outubro em Conselho de Ministros, e que substitui o Passe Social +. Assim, esta medida deixa de ser aplicada apenas às Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.
A medida surge das políticas de mobilidade e com o objetivo de tornar os transportes acessíveis a toda a população em Portugal.
No entanto, fora desta medida fica de fora o Passe Ferroviário Verde, modalidade aplicada nos comboios com o passe mensal a um preço reduzido.
De acordo com a missiva do Governo, os beneficiários do complemento solidário para idosos e do rendimento social de inserção continuam a ser abrangidos pelo desconto de 50% e os reformados e pensionistas cujo valor da pensão é igual ou inferior a 1,2 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais mantêm o desconto de 25%.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, destaca que se trata de “uma medida de cariz social que pretende assegurar que os preços dos transportes são acessíveis a toda a população, em todo o país, e pretende incentivar a alteração dos padrões e mobilidade, trazendo mais pessoas para os transportes públicos”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com