[weglot_switcher]

Noruega: nove em cada dez carros novos são elétricos

Os dados da Federação Norueguesa de Estradas referem que, em 2023, 82,4% dos carros novos vendidos na Noruega eram totalmente elétricos, um valor que subiu para os 88,9, em 2024.
2 Janeiro 2025, 13h59

A Noruega tem estado na linha da frente na adoção da mobilidade elétrica. Dados recentes mostram que nove em cada 10 carros novos vendidos no país nórdico funcionavam a bateria, refere a agência noticiosa Reuters, esta quinta-feira, 2 de janeiro.

De acordo com os dados da Federação Norueguesa de Estradas de 2023, 82,4% dos carros novos vendidos na Noruega eram totalmente elétricos, um valor que subiu para os 88,9% em 2024.

As marcas mais vendidas foram a Tesla, Volkswagen e Toyota, enquanto que as marcas elétricas chinesas atingiram quase 10% das vendas de carros novos na Noruega.

A presidente da Associação Norueguesa de Carros Elétricos, Christina Bu, disse, citada pela Reuters, que a Noruega deve ser o primeiro país no mundo a “praticamente eliminar os automóveis com motores a gasolina e a gasóleo do mercado automóvel novo”.

Esta elevada adoção de veículos a bateria, e elétricos, tem levado a alterações nos postos de abastecimento de combustível, referiu a agência noticiosa.

Um dos retalhistas presentes no mercado norueguês, a Circle K, referiu, citado pela publicação, através de um dos seus gestores séniores, Anders Kleve Svela, que nos próximos três anos o país deve ter “pelo menos tantos postos de carregamento” como bombas de combustível, que acrescentou que em apenas alguns anos mais de 50% de todos os carros na Noruega “serão elétricos”, pelo que é necessário “aumentar os postos de carregamento” para dar resposta à procura por este tipo de veículos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.