[weglot_switcher]

“UE vai sempre proteger democracias e liberdades”. Costa e von der Leyen dão recado aos EUA

Os líderes da UE deixaram uma pequena mensagem para os EUA, a ler-se nas entrelinhas para Trump e Musk. Costa e von der Leyen avisam que a UE vai sempre proteger os seus cidadãos e as suas democracias.
von der leyen antónio Costa UE
9 Janeiro 2025, 19h28

A mesma mensagem partilhada na mesma rede social de dois chefes da democracia europeia. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, lembraram que os Estados Unidos são o parceiro mais próximo da UE, mas que o bloco europeu defende os seus valores.

Quase se pode falar num recado para os Estados Unidos, nomeadamente para Donald Trump e os patrões das redes sociais, numa altura em que o presidente eleito demonstra interesse em comprar territórios que não estão à venda (Gronelândia) e que Musk se tenta intrometer na política europeia, atacando primeiros-ministros e defendendo candidatos.

“Os Estados Unidos são um dos nossos parceiros mais próximos e estamos comprometidos em fortalecer a aliança transatlântica”, lê-se na missiva dos dois líderes europeus.

“Para a UE é essencial proteger e fortalecer os nossos valores democráticos, tornar a nossa economia mais competitiva e sustentável, expandir a nossa rede de parcerias e investir mais na nossa segurança”, continuam.

E o remate chega no terceiro parágrafo da mensagem partilhada no X: “A UE vai sempre proteger os seus cidadãos e a integridade das nossas democracias e liberdades”.

Esta semana vários líderes europeus manifestaram críticas ao magnata e empresário Elon Musk, alertando que este representa um perigo para a democracia, uma vez que se encontra a interferir na política de países europeus. Recentemente, Musk manifestou o seu apoio à candidata a chanceler do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha.

Nos últimos dias, Musk tem vindo a lançar vários ataques ao primeiro-ministro britânico, apostando que Keir Starmer será destituído antes das próximas eleições.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.