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Marcelo recusa ideia de que o turismo bloqueia outras atividades económicas

O Presidente da República defendeu esta sexta-feira, na apresentação de uma campanha da CTP, diz que é preciso acabar com a ideia de que o turismo bloqueia outras atividades económicas. Secretário de Estado afirma que o país precisa de perceber a importância deste setor.
10 Janeiro 2025, 12h12

Marcelo Rebelo de Sousa considera que o turismo é um dos principais impulsionadores do crescimento económico do país.

“Todos sabemos que precisamos de crescer e para isso precisamos de exportar mais do que importar e o turismo é uma exportação fundamental”, afirmou o Presidente da República, numa mensagem vídeo no âmbito da campanha ‘Eu Conto com o Turismo‘, apresentada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) esta sexta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Para o Chefe de Estado, esta campanha é necessária para não existir a ideia de que o turismo é uma atividade económica que acaba por bloquear outras no país.

“Conto com o turismo de cada vez mais elevada qualidade, mais competitivo e menos monopolistas da ideia das pessoas e mais incentivo para outras exportações e atividades, para melhor digital e mais sofisticado na energia”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal marcou presença no evento realçando que o sucesso do setor vai ser medido pela capacidade que o turismo tem de entregar valor à economia e às pessoas. “Portugal pode definitivamente contar com o turismo”, salientou.

O encerramento deste evento ficou a cargo de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que considera que o grande desafio para o país é perceber e saber que pode contar com o turismo.

“Estamos atentos ao desafio e urgência que nos é colocada diariamente na nossa agenda, como é a falta de recursos humanos. Esta campanha é um elogio e um relembrar a Portugal e aos portugueses o quanto o turismo pode ajudar este país a crescer”, sublinhou.

Por sua vez, Francisco Calheiros, presidente da CTP defendeu que “esta campanha nasce da necessidade de informar a sociedade sobre a relevância do turismo para o nosso país, apresentando testemunhos reais que ilustram como o setor transforma vidas e comunidades. Não há turismo a mais. Há sim economia a menos e a necessidade de uma gestão mais eficaz do território”.

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