O euro desvalorizou-se 6,2% face ao dólar nos primeiros dias de 2025, sendo atualmente negociado a 1,0252 dólares, um nível que se aproxima dos mínimos registados em novembro de 2022.
Esta tendência coloca as duas divisas cada vez mais perto de um cenário de paridade, podendo a moeda americana ultrapassar o euro, algo que ocorreu apenas em raras ocasiões desde a introdução do euro.
Alguns analistas já apontam uma data para esse possível cenário. De acordo com a análise do grupo bancário privado suiço Julius Baer, a paridade poderá ser alcançada dentro de três meses, com a previsão de que o dólar supere o euro em 12 meses, estimando-se que a taxa de câmbio possa chegar a um euro por 0,98 dólares.
David Kohl, economista chefe da Julius Baer, sente que “o ciclo de reduções das taxas de juro nos Estados Unidos está a chegar ao fim, enquanto o contexto económico da zona euro, substancialmente diferente, leva o Banco Central Europeu (BCE) a considerar cortes significativos nas taxas de juro. Assim, o euro deverá continuar a enfraquecer-se”, concluiu o analista da entidade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com