[weglot_switcher]

Europa vai atacar Caterpillar, Xerox e Samsonite se Trump impuser tarifas nos carros

A União Europeia planeia atingir as mercadorias norte-americanas na ordem dos 20 mil milhões de euros). A ameaça de retaliação pretende pressionar um acordo de livre comércio.
23 Fevereiro 2019, 14h46

Os camiões da Caterpillar, os equipamentos eletrónicos da Xerox e as bagagens da Samsonite International estão entre as mercadorias dos Estados Unidos que podem vir a sofrer com a retaliação da União Europeia caso o presidente norte-americano cumpra a sua ameaça de impor tarifas alfandegárias sobre os automóveis europeus. A informação foi avançada à “Bloomberg” por um alto funcionário do bloco europeu, que requereu anonimato, porque a lista de bens/empresas, elaborada pela Comissão Europeia, ainda é um esboço confidencial.

A Caterpillar, com sede em Deerfield, no estado de Illinois, teve o seu maior prejuízo da década devido às tensões comerciais (tendo gerado 22% da receita de 2018 na Europa, África e Médio Oriente). Em resposta enviada à agência noticiosa, Corrie Scott, porta-voz da multinacional, disse que a empresa “compete melhor num ambiente de livre comércio” e que está “esperançosa de que os líderes do governo possam trabalhar em direção a um resultado positivo para todas as partes”.

No mês passado, a instituição liderada por Jean Claude-Juncker adiantou que a União Europeia iria ‘atacar’ 20 mil milhões de euros em produtos norte-americanos caso Donald Trump imponha impostos sobre produtos automóveis europeus. “Se houver tarifas sobre carros e peças de automóveis, o que não queremos, começamos internamente a preparar uma lista de medidas de reequilíbrio”, afirmou aos jornalistas, na sexta-feira, Cecilia Malmstrom, comissária europeia para o Comércio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.