[weglot_switcher]

STC já controla 9,97% da Telefónica e querem lugar no conselho

Reforço da participação dos sauditas na Telefónica chega depois do governo espanhol ter decidido mudar o CEO da operadora.
Saudi Telecom sauditas STC
REUTERS/Albert Gea
24 Janeiro 2025, 09h24

A Saudi Telecom Company (STC) já conseguiu reforçar a sua posição na espanhola Telefónica, sendo agora dona de 9,97% do capital da operadora de telecomunicações. Trata-se de uma ambição que os sauditas já tinham revelado aquando da compra e que agora se concretiza. Falta apenas o lugar no conselho de administração.

A STC possuía, até agora, 4,9% do capital da operadora espanhola. O reforço da participação chega depois de várias conversas entre o governo espanhol e o CEO da STC, o executivo que detém 10% da Telefónica esclareceu algumas incertezas mediante o investimento que a saudita estava a realizar no país.

A autorização para a STC controlar até 9,97% da Telefónica foi dado em novembro passado. Ao regulador norte-americano (SEC), uma vez que o investimento foi efetuado através da Green Bridge Investment, a STC revela ser dona de 565,2 milhões de ações. Adiantou ainda ao regulador de mercados dos EUA que a sua aposta na Telefónica acontece por “motivos de investimento” e deixou ainda a porta aberta para novos movimento.

Resta agora o lugar no conselho de administração da operadora espanhola e as publicações espanholas dão conta que não devem existir obstáculos para negar esse direito aos acionistas sauditas, uma vez que a SEPI e Criteria têm ambos 10% e lugares no conselho.

Recordar que, recentemente, a SEPI procedeu à alteração do CEO da Telefónica, tendo chamado Marc Murtra para liderar as operações da operadora, em substituição de José María Álvarez-Pallete.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.