O preço dos combustíveis deverá descer na próxima segunda-feira, dando algum alívio aos consumidores depois do aumento observado no início desta semana.
De acordo com fontes do setor contactadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o litro de gasóleo vai baixar três cêntimos, ao passo que no caso da gasolina haverá um recuo de um cêntimo.
O preço médio do gasóleo simples custa, esta sexta-feira (24 de janeiro), 1,693 euros por litro, enquanto o da gasolina está nos 1,779 euros. Caso se confirmem as previsões, os preços deverão cair para 1,663 e 1,769 euros, respetivamente.
Refira-se que, em comparação com os preços que se praticavam a 1 de junho, os preços atuais equivalem a 1,663 euros por litro de gasóleo, ao mesmo tempo que o da gasolina deverá ficar-se pelos 1,769 euros.
Lembrar que, depois do gasóleo registar o maior aumento desde 2022, o primeiro-ministro realçou que o Governo está disposto a mexer no imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) para conter o crescimento do preço dos combustíveis. “Se atingirmos algum valor de subida constante e permanente que coloque em causa este equilíbrio, o Governo tomará as medidas para diminuir o impacto fiscal sobre a formação no preço para não criar oscilação demasiada”, apontou Luís Montenegro esta semana.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com