A confiança do consumidor no Reino Unido, atingiu -22, em janeiro, face aos -17 do mês anterior, o que constitui o valor mais baixo desde dezembro de 2023, de acordo com os dados da GfK. As perspetivas dos analistas apontavam para que este índice atingisse, em janeiro, um valor de -18.
“O novo ano é tradicionalmente uma altura para mudanças, mas olhando para estes dados, os consumidores não pensam que as coisas vão mudar para melhor. Os resultados deste mês mostram um declínio em todas as cinco componentes que compõem o índice geral da confiança dos consumidores britânicos”, disse o diretor para a área de consumo da GfK, Neil Bellamy.
“Existe uma queda nas perspetivas dos consumidores na economia britânica, face ao ano anterior (descida de sete pontos) e nas perspetivas para os próximos 12 meses (oito pontos mais baixa). Isto mostra que os consumidores estão a perder confiança nas perspetivas económicas britânicas. Embora o índice de poupança não esteja integrado no cálculo do índice geral de confiança dos consumidores, nota-se que este subiu nove pontos em janeiro para +30. Esta subida acentuada não é desejável porque é outro sinal de que as pessoas veem “dias negros” à sua frente e por isso pensam em meter dinheiro de parte por motivos de segurança”, adianta o responsável.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com