[weglot_switcher]

Trump promete tarifas, mais tarifas e ainda mais tarifas contra tudo e todos

“Tarifas: é uma das palavras mais bonitas no dicionário”, disse o presidente ameaçando novamente a União Europeia.
1 Fevereiro 2025, 12h02

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) prometeu novamente mais tarifas contra vários países e vários produtos.

“A União Europeia tratou-nos muito mal. A UE aplica 20% de IVA e isso custa-nos uma fortuna. Não compra carros, os nossos produtos, quase nada. Temos um grande défice comercial com a UE. Vamos melhorar”, disse Donald Trump na Casa Branca na sexta-feira citado pela “Bloomberg”.

“As tarifas vão fazer-nos muito ricos, mais fortes. Os outros países cobram-nos tarifas e nós não cobramos, é tempo de isso mudar. É uma palavra mal-interpretada, mas tarifa é uma das palavras mais bonitas do dicionário”, acrescentou.

A partir deste sábado, várias tarifas começam a fazer efeito sobre produtos importados da China, Canadá e México para os EUA, que foram justificadas com alegadas falhas por estes países em impedir a chegada de migrantes ilegais e narcóticos, como fentanyl.

“Vamos por tarifas em chips, petróleo e gás. Vai acontecer em breve, penso que a 18 de fevereiro. E muitas tarifas sobre o aço”, afirmou, acrescentando tarifas sobre medicamentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.