[weglot_switcher]

Amazon quer gastar 100 mil milhões em IA só este ano

A Amazon mantém-se numa das linhas da frente e vai continuar a investir em IA. Em 2025 estão planeados 100 mil milhões de dólares, muito acima dos 26 mil milhões gastos em 2024.
Amazon
7 Fevereiro 2025, 14h46

O tema da Inteligência Artificial (IA) mantém-se nas bocas do mundo e, como seria imaginável, as tecnológicas não pretendem fugir do hype e atiram-se, com toda a força, em direção ao mesmo. A Amazon revelou que planos para aumentar as despesas de capital e está preparar para reforçar o seu investimento em IA, em algo como 100 mil milhões de dólares.

“Gastámos 26,3 mil milhões de dólares (25,3 mil milhões de euros) em despesas de capital no quarto trimestre e penso que isso é razoavelmente representativo do que se espera como taxa anualizada de despesas de capital em 2025”, explicou o CEO, Andy Jassy, aos investidores, após a apresentação dos resultados, onde apresentou lucros de 59,2 mil milhões de dólares no total do ano passado.

“A grande maioria dessas despesas de capital será em IA para a Amazon Web Service (AWS)”, acrescentou Jassy. Esta aposta está a ser feita em todas as aplicações e negócios conhecidos do universo da Amazon, com Andy Jassy a apontar para uma melhoria nos serviços da empresa de tecnologia, nomeadamente na entrega e custos de serviço.

“A IA representa, sem dúvida, a maior oportunidade da cloud e, provavelmente, a maior mudança tecnológica nas oportunidades de negócio da Internet, pelo que penso que tanto o nosso negócio como os nossos clientes e acionistas ficarão satisfeitos, a médio e longo prazo, por estarmos a olhar para a oportunidade de capital e para a oportunidade de negócio”, sustentou.

A Amazon tem apontado os seus investimentos a data centers, equipamento de rede e hardware para ir de encontro à procura por IA Generativa, cuja popularidade entrou em voga desde o lançamento do chatbot da OpenAI.

Mas a Amazon não é player único nestes investimentos significativos para impulsionar a IA. A Google revelou estar a planear investir 75 mil milhões de dólares este ano, um valor que cresce até aos 80 mil milhões para a Microsoft. Já a Meta é mais comedida e quer investir 65 mil milhões de dólares para construir mais data centers e infraestrutura para computação.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.