[weglot_switcher]

Argentina: próximo desafio é a produtividade das empresas

Depois de conseguir reduzir a inflação e o défice das contas públicas – mesmo que à custa do fecho generalizado de empresas do Estado – o desafio é o da produtividade.
FILE PHOTO: Argentine presidential candidate Javier Milei of La Libertad Avanza party reacts during the closing event of his electoral campaign ahead of the presidential election, in Buenos Aires, Argentina, October 18, 2023. REUTERS/Matias Baglietto/File Photo
8 Fevereiro 2025, 10h00

Depois de uma forte redução da inflação e da redução do défice das contas públicas – muito à custa do fecho de uma série longa de empresas do perímetro do Estado, de que resultou o aumento do desemprego mas também a procurada redução do peso público na economia – a rentabilidade das empresas é o próximo desafio do governo liderado pelo economista Javier Milei.

Segundo os dados mais atuais dos gabinetes de estatística do Estado (e são vários!), o aumento do valor do dólar norte-americano está a depreciar a rentabilidade das empresas, o que resultou na estagnação da produção de emprego no setor privado. Segundo o Sistema Integrado de Previdência Argentino (SIPA), o crescimento registado do emprego privado foi quase zero nos últimos meses de 2024 – e o emprego total apresentou uma leve contração de 0,1%, menos 16.500 empregos). O nível de emprego registado nas empresas com mais de dez trabalhadores caiu 0,2% em dezembro passado.

Neste contexto, a promoção da sustentabilidade da atividade empresarial e a proteção do emprego passou a ser, segundo a imprensa do país, uma prioridade do Ministério do Trabalho liderado por Julio Cordero. Segundo pode ler-se no site do INDEC, Instituto Nacional de Estatística e Censos, a produtividade atual é a mais baixa desde 2006, ao mesmo tempo que o PIB caiu 2,1% no terceiro trimestre de 2024 face ao mesmo período do ano anterior. Mas cresceu 3,9% face ao trimestre anterior, o que deu esperanças ao governo de que ainda está a tempo de ‘salvar’ o indicador.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.