A emblemática casa cor-de-rosa em Cascais, na Boca do Inferno, que os Espírito Santo Salgado herdaram da mãe, Maria da Conceição Cohen do Espírito Santo Silva, está à venda por 20 milhões de euros, soube o Jornal Económico.
O imóvel pertence à sociedade Casa dos Pórticos, que tem um capital de 50 mil euros. E é esta sociedade que está à venda, o que implica a alienação da propriedade. Por sua vez, esta sociedade é detida em partes iguais por cada um dos herdeiros da mãe de Ricardo Salgado, excepto o antigo presidente do Banco Espírito Santo, cuja quota-parte está em nome de Maria João Salgado, a sua mulher.
Assim 80% da sociedade dona da propriedade estão nas mãos de Maria do Espírito Santo Salgado; de Ana Maria do Espírito Santo Salgado; dos herdeiros de António Espírito Santo Salgado; e de João do Espírito Santo Silva Salgado. Os restantes 20% estão em nome de Maria João Bastos Salgado.
O preço pedido começou nos 20 milhões de euros, mas já houve propostas que foram analisadas pelos vendedores abaixo desse valor, soube o Jornal Económico.
Apesar da propriedade, que tem 8.681 m2 e com uma área de construção de 1.400 m2, não estar arrestada judicialmente, o facto de a Casa dos Pórticos ter como acionista a mulher de Ricardo Salgado, cria dificuldades à venda. Isso explica que apesar das inúmeras propostas vindas dos quatro cantos do mundo, o emblemático imóvel ainda não tenha um comprador.
O que está à venda é a sociedade Casa dos Pórticos, dona do imóvel. Mas têm surgido dificuldades aos interessados em fechar o negócio sobretudo quando as propostas envolvem a necessidade de garantias bancárias, o que é especialmente relevante quando o comprador é um promotor imobiliário ou um fundo. Pois este tipo de compradores precisa de saber o que vai poder construir e para isso precisa de tempo. O que exige uma garantia bancária que assegure o investimento até que as cláusulas desse acordo sejam cumpridas por ambas as partes envolvidas no negócio. O facto de haver receios de que o imóvel venha a ser arrestado depois da venda não ajuda à concretização do negócio.
Este não é o primeiro negócio imobiliário daquela área, feito pela família Espírito Santo. O primeiro ocorreu em novembro de 2017 e o segundo em fevereiro de 2018. O valor total das operações, segundo notícias da altura, rondou os seis milhões. Os terrenos vendidos têm 3.127 m² e 2.095 m², respectivamente, ambos com licenças de construção aprovadas pela Câmara de Cascais e estão situados no Parque da Gandarinha, perto da Boca do Inferno. Estes estiveram a cargo da imobiliária Cobertura, que entretanto foi integrada na JLL.
O que aconteceu é que após a venda do primeiro lote (Lote 11), o negócio criou alertas na Polícia Judiciária e o Ministério Público (MP) ainda foi a tempo de arrestar a parte do dinheiro (700 mil euros) que coube a um dos vendedores: Ricardo Salgado. Na segunda operação (Lote 12) já não foi Ricardo Salgado a receber, mas sim a sociedade do seu advogado Proença de Carvalho (469,2 mil euros), que foi para o escritório a título de honorários prestados.
A casa de Ricardo Salgado, onde o banqueiro ainda vive, situada no quarteirão da propriedade que está à venda, encontra-se arrestada pelo MP. Mas o arresto do DCIAP não apanhou os bens que fazem parte da herança da mãe de Ricardo Salgado.
A casa que era da mãe de Ricardo Salgado é uma propriedade composta por uma moradia com quatro pisos e 45 divisões. Segundo a caderneta predial do imóvel a cave tem três divisões; o rés-do-chão tem onze; o primeiro andar tem 14; e o sótão tem 19 divisões. Existe ainda um largo terraço a sul; uma piscina a norte e um edifício com dois balneários; garagem e um primeiro andar com sete divisões.
Já segundo a Certidão Permanente o imóvel é composto por um edifício de cave, rés-do-chão, primeiro andar, sótão e terraço sobre colunas, com a área coberta de 260 m²; edifício de rés-do-chão e primeiro andar com a área coberta de 156 m²; piscina com a área de 260 m².
De acordo com a Certidão Permanente da sociedade Casa dos Pórticos, o atual conselho de administração tem como presidente a irmã mais velha de Ricardo Salgado, Maria Salgado e os vogais são: a outra irmã do banqueiro, Ana Maria Salgado; Bárbara Salgado, filha de João Salgado, irmão do ex-presidente do BES e que vive no Brasil; e Vanessa Salgado, que é filha de António Espírito Santo Salgado. Não há ninguém do ramo do banqueiro no Conselho de Administração da sociedade.
Artigo publicado na edição nº1976 de 15 de fevereiro, do Jornal Económico
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com