Um grupo liderado por Elon Musk fez uma proposta de 97,4 mil milhões de dólares para adquirir a OpenAI, dona do ChatGPT. Mas nem demorou muito para que Sam Altman, CEO da companhia não-lucrativa, rejeitasse a mesma.
Segundo o “Wall Street Journal”, a oferta foi submetida ao conselho de administração da OpenAI pelo advogado de Elon Musk, Marc Toberoff. “É tempo de a OpenAI regressar a ser uma força pelo bem em open source focada na segurança como já foi em tempos”, escreveu Musk em comunicado, citado pelo WSJ. “Vamos assegurar-nos que isso acontece.”
Esta tentativa de controlo – e importa lembrar que Elon Musk ajudou a fundar as bases do que é hoje a OpenAI – chega numa altura em que a dona do ChatGPT se quer transformar numa empresa com fins lucrativos. A OpenAI levantou, no início de outubro, 6,6 mil milhões de dólares e conseguiu uma avaliação de 157 mil milhões de dólares à altura
A oferta vai certamente aumentar a rivalidade entre os dois líderes tecnológicos, sendo que Altman reagiu prontamente na rede social detida por Musk: “não, obrigado. Mas compraremos o Twitter por 9,74 mil milhões de dólares se quiseres”, ironizou.
no thank you but we will buy twitter for $9.74 billion if you want
— Sam Altman (@sama) February 10, 2025
Musk esteve na fundação da empresa em 2015 e abandonou o projeto da OpenAI antes que esta se tornasse conhecida pelo ChatGPT, em 2018. No ano seguinte ao chatbot chegar às mãos da população mundial, Musk criou a concorrente xAI.
De acordo com o “Wall Street Journal”, a proposta de Musk é apoiada por investidores da Valor Equity Partners, Baron Capital, Atreides Management, Vy Capital e 8VC.
Esta oferta não solicitada chega também depois da OpenAI integrar o projeto Stargate, lançado pela Casa Branca, que envolve um forte investimento de 500 mil milhões de dólares em Inteligência Artificial, de forma a colocar os Estados Unidos à frente de outras potências mundiais como China e Europa. Este projeto foi criticado por Musk e trata-se de uma joint-venture entre OpenAI, SoftBank e Oracle, em que serão construídos data centers pelo território e criados mais de 100 mil empregos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com