A Petrogal e a Volkswagen Autoeuropa mantiveram a liderança no ‘ranking’ de maiores empresas exportadoras e importadoras no ano passado, em relação a 2023, tendo a cadeia de supermercados Mercadona integrado a lista das maiores importadoras em 2024.
Segundo os dados enviados à agência de notícias Lusa pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado as 10 maiores exportadoras foram a Petrogal, Volkswagen Autoeuropa, Navigator, Continental Mabor, Bosch Car Multimedia Portugal, Aptivport Services, Pfizer, Eli Lilly, Exolum Aviação Portugal e Visteon Electronics Corporation.
Em 2023, o ranking incluía a PSA e a Faurécia, que este ano já não aparecem, tendo sido substituídas pela Pfizer e Exolum.
Neste caso, destaca-se a indústria automóvel, energia, aviação e farmacêuticas.
Já no caso das importadoras, em 2024 o ‘ranking’ era igualmente liderado pela Petrogal e Volkswagen Autoeuropa, seguidas da Bosch, Pingo Doce, Eli Lilly, Lidl, ITX Portugal – Confeções, Irmãdona Supermercados (Mercadona), SIVA e Mercedes Benz.
Em relação a 2023 destaca-se a entrada da Mercadona, que está gradualmente a abrir mais unidades em Portugal. Do top 10 saiu a Galp Gás Natural.
Entre as importadoras, em destaque estão também a indústria automóvel e a distribuição.
No ano passado, as exportações aumentaram 2,5% e as importações 1,9%, em termos homólogos, segundo adiantou o INE, em 10 de fevereiro.
O INE revelou ainda que, “tendo por base os primeiros dados apurados das estatísticas do comércio internacional de bens do ano de 2024, as exportações alcançaram 79.285 milhões de euros (+2,5%) e as importações atingiram 107.171 milhões de euros (+1,9%)”.
Segundo a entidade, “o mercado que mais contribuiu para o acréscimo global das exportações portuguesas em 2024 foi a Alemanha, que se assumiu como segundo principal destino dos bens nacionais, com um peso de 12,3%”, mais 1,6 pontos percentuais (p.p.) face a 2023, sendo que “as exportações para este país aumentaram 17,8% (+1.478 milhões de euros), essencialmente fornecimentos industriais, material de transporte e máquinas e aparelhos”.
Espanha, por sua vez, “garantiu o segundo maior contributo para o aumento das exportações nacionais em 2024, permanecendo como principal destino, com um peso de 26,0% (+0,3 p.p. face a 2023)”.
“As exportações para o país vizinho aumentaram 3,5% (+699 milhões de euros), principalmente produtos alimentares e bebidas e fornecimentos industriais”, disse o INE.
A entidade destacou ainda que “as exportações com destino aos Estados Unidos registaram um acréscimo de 80 milhões de euros (+1,5%)”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com