Desde que assumiu o cargo na empresa, o CEO implementou um plano focado na reestruturação do negócio através de cortes de postos de trabalho e na melhoria da experiência do cliente. “Estamos a simplificar a nossa estrutura, através da criação de equipas mais pequenas e ágeis”, disse Brian Niccol numa carta aos funcionários. “O nosso objetivo é operar de forma mais eficiente, aumentar a responsabilidade, reduzir a complexidade e melhorar a integração”, acrescentou o gestor.
Niccol foi nomeado CEO em agosto do ano passado, numa altura em que ações da empresa tinham perdido 40% do seu valor devido à fraca procura nos EUA e na China. Reconhecido por revitalizar a cadeia de restaurantes de burritos Chipotle Mexican Grill, os títulos da Starbucks recuperaram mais de 22% desde então.
A Starbucks emprega cerca de 211 mil pessoas nos EUA e aproximadamente 150 mil a nível internacional, de acordo com o relatório de 2024. “Continuaremos a contratar para posições prioritárias que se encaixem na nossa nova estrutura de suporte e adicionem as capacidades de que precisamos”, explicou Niccol, acrescentando que a medida não afetaria as equipas das lojas nem os investimentos que a Starbucks está a fazer.
Além disso, a empresa anunciou que removeria algumas “bebidas menos populares” do menu, em linha com a estratégia para simplificar o menu. Os títulos da Starbucks sobem 1,55% para os 113,27 dólares (108,18 euros).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com